A todos os visitantes, flamenguistas ou não, sejam muito bem vindos. Desfrutem o máximo que puderem, comentem, opinem, critiquem! Aqui todo mundo tem o verbo solto, fiquem à vontade
.

sábado, 20 de dezembro de 2008

O Peru tá dentro



É galera! O Peru foi absolvido pela Fifa! Era óbvio que um país não iria dar esse mole de ficar fora das competições internacionais, né?

O sonho do tapetão se desvaneceu, então teremos que pensar mais na Copa do Brasil mesmo, o caminho mais curto à Libertadores.

Ouvir falar da chance de Renato Abreu voltar ao Fla. Não seria nada mal ter de novo um excelente cobrador de faltas, além de um ótimo armador de jogadas. Porém aquela minha dúvida sobre o meio campo ainda persiste... Não vai ficar meio inchado não?

É isso aí galera!

SRN

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Mas que meio...

Caso seja confirmada a contratação de Diguinho, teremos um meio campo muito forte, porém lotado:
-Airton
-Toró
-Jailton (a esperança é a última que morre)
-Kléberson
-Éverton
-Ibson
-Diguinho
-Marcelinho Paraíba
-Fierro
-Erick Flores
-Sambueza

É de invejar... teremos uma bela disputa. Talvez o Flamengo tenha o melhor elenco entre os 4 do Rio, porém só quando o time começar a jogar mesmo saberemos se o tri será possível ou não. O que me intriga é a situação da nossa lateral esquerda, caso o Juan saia.
Estamos todos esperando a notícia da Fifa sobre a situação do Peru (o país). Caso o país andino seja punido, uma das vagas da Libertadores pode ficar com o Mengão! Vamos torcer... é tapetão, mas tá valendo!

Abraços e SRN

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

E a Taça das bolinhas?



Explicando a história de 87...

Pra início de conversa o campeonato brasileiro de 1987 não foi bancado e nem organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (ou Coxinha de Brasileira de Frango), pois estava falida e sem recursos para custear o campeonato nacional daquele ano.

Então, o já formado Clube dos Treze, composto pelos 13 maiores times do Brasil na época (Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio e Bahia), criou a Copa União, para que o Brasil não passasse vergonha diante do mundo sem seu campeonato nacional próprio.

Enfim, o regulamento foi criado e se decidiu que o campeonato seria dividido entre módulos verde e amarelo (criados pelo Clube dos 13) e módulos azul e branco (CBF se metendo para ter participação).

O combinado seria que os times do módulo verde (Primeira Divisão) fosse se enfrentar entre si e dali sairia o campeão da antiga Série A, enquanto os membros do módulo amarelo, disputariam seu campeonato interno, visando o título da antiga Série B.

Foi aí que a CBF se meteu e declarou que os primeiros lugares e vices dos módulos verde e amarelo iriam se enfrentar em um quadrangular final. O Flamengo jogou contra o Inter (vitória do Mengão) e o Sport contra o Guarani (vitória inexistente do Sport, pois houve uma disputa de pênaltis inacabada).

Obviamente, Flamengo e Internacional se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, respectivamente, pois não havia nexo em o campeão e vice da Primeira Divisão enfretar o campeão e vice da Segunda, disputando o título nacional.

Portanto, o Clube dos 13 (frisando o fato de ter organizado o campeonato todo) declarou Flamengo campeão e Inter vice de 1987, enquanto a CBF declarou o Sport e Guarani respectivamente.

O Flamengo em 1992 sagrou-se campeão pela quinta vez, enquanto a CBF aceitava ser a quarta. Porém, por motivos administrativos (entende-se por brigas) entre CBF e Flamengo, o nosso clube ainda não é considerado pentacampeão por todas entidades e clubes (Sport e Guarani se acham campeões).

Agora o que me é estranho... Por que não entregaram até hoje a taça das bolinhas para o São Paulo?

Ainda creio que isso tudo irá mudar, o Flamengo será reconhecido por todos como Pentacampeão (vai ter que dividir com o Sport) e todos continuaremos insatisfeitos com a nossa "mãe" do futebol.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Cuidado com a Cuca!



Perdão pelo atraso, mas é que ontem foi minha apresentação de coral na Cecilia Meireles, então não pude postar.

Como disse Arthur Muhlenberg em seu blog; esse foi o maior exemplo de "não tem tu, então vai tu mesmo".

Cuca foi apresentado ontem! É o novo técnico, porém, como dito antes por mim, com um pé atrás... um pé não, uma pata de dinossauro. Para mim, ele está muito identificado com a torcida carioca alvinegra da Primeira Divisão (ainda) e causa mals olhares àqueles que ouviram antes de sua boca que o Botafogo era o verdadeiro campeão carioca este ano, além dos antigos problemas com os dirigentes e comissão técnica em 2005.

Bom, é isso. Eu não vou ficar criticando o cara antes de ele começar o seu trabalho. Pra mim, entre ele e o Renight, prefiro ele. Mas vamos ver...

Abraços e
SRN

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Sem mais quadrado mágico




Fim de mistério! Não será mesmo o "senhor das uvas" o nosso novo técnico!

Hoje (11/12/08), Parreira anuncia que suas negociações com o Mengão acabaram de vez. Não teremos o tetracampeão ao nosso lado, o que demonstra uma vitória da diretoria tricolor. Parreira provavelmente vai atuar como coordenador de futebol do Flu, no lugar do (colarinho) Branco, ex-seleção e ex-Terceira Divisão.

Agora nossos queridos, idolatrados e salve-salve dirigentes terão que correr atrás ou do ex-técnico do nosso segundo vice preferido Botafogo, Cuca ou então do fanfarronasso e sucumbidor de Fluminense e Vasco, "Renight Gaúcho".

Eu sinceramente, obviamente e olulantemente, preferia Parreira. Porém, se forem esses 2 que sobraram mesmo, que seja o Cuca. Espero que não se apequene no Mengão, porque aqui não somo meia dúzia de gatos chorados, somos 33 milhões de rubro negros fanáticos! Meu único receio é que o cara já vai chegar com a torcida de pé atrás... mas vamos ver.




Au revoir e SRN!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cariocão 2009 vai ser fraquinho...


A minha tese está cada vez mais evidente, porém só no decorrer do final de janeiro e início de maio poderei conclui (ou não) essa teoria.

Quais os motivos que utilizo para me basear e sair profanando por aí? Não são tão complexos, apenas acompanhem comigo:

Flamengo - O 5º lugar (merecido por serem tão incompetentes), impossibilitando a classificação para a Libertadores, afasta futuros investimentos para o clube, além de não estar certa a situação entre Flamengo e Petrobrás. Esse bloqueio econômico faz com que não tenhamos como evitar a venda de jogadores importantes do elenco assim que houver as propostas, deixando o time mais fraco em qualidade e união. As contratações não poderão ser muito ousadas e, além disso, entrosamento é algo que pesa muito em uma equipe, e se for desmantelado o time, isso acaba.

Vasco - Segunda Divisão, com o caixa zerado, recursos escassos, jogadores em debandada, presidente sendo ameaçado pelo ex-presidente, folha de pagamento em baixa e muitas dívidas... Esse aí, coitado, é bom arranjar uma boa desculpa pra torcida nesse campeonato.

Fluminese - Esse aí já está se desmantelando! Perdeu o seu melhor (e que melhor!) zagueiro, porém o Milan já está pensando em empréstimo de 6 meses ao Tricolor das Laranjeiras, perdeu seu lateral direito (o esquerdo já tinha ido há muito tempo) e pode perder Conca, Roger e Washington. O resto do time oscila entre jogadores médios e ruins.

Botafogo - Precisamos falar algo? O time ainda deve 3 meses de salários aos jogadores, não tem mais elenco, pois perdeu uma caçambada de jogadores importantes, está com o caixa zerado também e com poucos investimentos. Jogará o cariocão com um time jovem e (mal) formado da base.

Todos - Passarão por momentos de vacas magras devido à crise econômica, já que os times fazem parte do mercado financeiro internacional.

Pois é, quem quiser economizar dinheiro ano que vem, então aproveite e assista na Tv mesmo os jogos, porque tá parecendo que vai surgir um time pequeno aí candidato ao título e nada me impede de achar que será o Duque de Caxias. Porém vamos ver... não tô querendo ser guru, apenas um analista.

Abraços e SRN!

Agora é o Adriano?


Só não sei isso se trata de mais uma especulação "palhaçosa" da diretoria, para iludir mais e mais rubro negros, ou se eles realmente tem algo concreto para propor.

Adriano não está em alta na Inter de Milão, principalmente por não ter uma boa relação com o técnico português José Mourinho. O que me lembra muito Ronaldo, pois ambos têm características de exímios "night enjoyers" (boateiros, farristas...). Foi por isso que houve a briga entre o técnico da Inter e o Imperador: Adriano chegou atrasado no treino e posteriormente descobriram que foi por ter ido a uma boate na noite anterior.

Eu, sinceramente, gosto muito do futebol do Adriano. Aquele típico centroavante forte, que faz a proteção, vira e dá um tirambaço em direção ao gol. Se for para o Flamengo, assim como fez no São Paulo, será de contrato curto (6 meses, no máximo um ano). Porém o que me faz duvidar dessa possível e ainda volátil contratação, é o fato de nem a Libertadores o Flamengo participar mais. Então ele viria para disputar a Copa do Brasil ou quem sabe até a Sulamericana? Acho estranho...

Por enquanto fico com estes poucos parágrafos que escrevi, mas com o tempo, irei postar mais sobre esta especulação (não se esqueçam que especulação é especulação).

Tá cada vez mais nebulosa a situação do novo técnico do Mengão! Parece que o Parreira é o mais cotado, mas ao mesmo tempo o menos.

Sem contar a diferença de preferência dos dirigentes (Márcio Braga quer Parreira, enquanto Kléber Leite quer o Cuca), a questão fica cada vez mais difícil de se desvendar antes da hora, porque com a saída de Branco do Flu, o time das Laranjeiras também quer Parreira, porém, como Coordenador Técnico.

Se eu tivesse que apostar, faria da seguinte maneira: Parreira no Mengão. Porém, como disse anteriormente, tá difícil de saber... difícil mesmo!

Analisando os dois técnicos, posso perceber alguns desafetos com a torcida logo de cara, obviamente com o Cuca largando na frente. Parreira é declarado torcedor tricolor, além de messias, pois foi quem aceitou o cargo de treinador para livrar o clube da Terceira Divisão; e Cuca trabalhou dois anos no Botafogo, fazendo com que o time chegasse à final do Carioca nos dois anos, justamente contra o Flamengo... e perdeu todas. Aí a torcida (não me tiro dessa) já começa a ficar com medo de pegar um técnico azarado.

Pois é, o Flamengo não se decide, o Ronaldo dá um "calote" em todos e a crise econômica tá aí pra chegar em 2009 (lá pelo meio do ano) com tudo no Brasil, obviamente, botando pra baixo os times do Brasil (não sei porquê, mas algo me cheira que os cariocas irão mais pro fundo do que os outros). Tá na hora de começar a se planejar seriamente!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ronaldão e Fábio Luciano...




Que engraçado né? Ou não, talvez seja triste, porque ver um ídolo nacional como o Ronaldo Fenômeno indo para o Corinthians é sinal que a decadência é eminente... Mas enfim, cada banha com sua cada banha.
É aquela velha história da musiquinha que a torcida sempre canta: "vou festejar, vou festejar o seu sofrer, o seu penar... você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão". Enfim, Ronaldo no Coringão, deixando o Flamengo de boca aberta, mas o que importa mesmo é a vontade de permanência de alguns jogadores, em especial: Fábio Luciano. Esse, com 33 anos e líder absoluto no Mengão, é um exemplo de alguém que dá valor ao que um dia já vestiu. Mesmo sem saber sobre a sua permanência, Fábio Luciano disse bem claro que quer continuar no Flamengo, porém isso não depende só dele e sim de uma decisão familiar, ou seja, a gente (torcedor) não tem nada com isso e julgá-lo seria injusto.

Gostaria aqui de frisar que além de um excelente capitão e zagueiro (3º melhor do Brasileirão), Fábio Luciano se tornou um líder extra campo, mediando e amenizando picuinhas através de muita diplomacia e influência sobre todos. Agora esse sim merece vestir o manto! E a minha torcida fica aqui, para que ele continue pelo menos até o fim do ano no nosso clube amado e ganhar mais notoriedade do que já tem.

Já o Fenômeno... Quero ver Flamengo e Corinthians no Maraca... vai ter mais xingamento do que o dia que o Flamengo perdeu pro Atlético Mineiro, claro, se ele até lá não tiver sem os seus joelhos.

Mas é aquela velha história: ele chega no Corinthians hoje, vai pra Europa, se duvidar volta pro Brasil pra encerrar sua carreira no Mengão e a torcida vai ter até esquecido! (eu espero que não!)

É isso aí galera! Um abraço a todos e 
SRN!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Temos vaga para técnico a ser preenchida





Pois é, o Caio Jr. saiu do Flamengo. Finalmente? Na minha opinião, sim. E não vejo momento melhor para isso, do que agora, fim de temporada, pois sou a favor da continuidade de um trabalho (a não ser se for bisonho).

Dizem por aí que todo brasileiro é metido a churrasqueiro e técnico de futebol. Eu, humildemente, fiquei apenas com segunda opção, deixo o resto pros meus amigos. Sempre acreditei em um Flamengo ofensivo, principalmente jogando no Maracanã, que tem por característica natural a pressão exercida pela torcida rubro negra. Dos 40 jogos no Maracanã que o Flamengo fez esse ano, estive presente em 31 (sim, é minha diversão dos domingos e algumas quartas), além de um no Morumbi (2 a 0 pros são paulinos). Com o Caio Jr, assisti 16 e com o Joel 15. A diferença está no modo de como cada um armava a equipe: o Joel de uma maneira absurdamente ofensiva, subindo os laterais (o que eu concordo), botando apenas 2 zagueiros, um primeiro volante, os dois meias e mais um meia de ligação, além do ataque com dois jogadores; e o Caio Jr., com 3 zagueiros (Jaílton é jogador? Ops! Quer dizer... zagueiro?), um primeiro volante, 2 alas, só que mais contidos, os 2 meias e 2 atacantes, ou seja, sem o tradicional camisa 10.

Analisando as duas maneiras, prefiro mil vezes mais a do Joel e, digo mais, usaria de novo! Retrancar o Flamengo como o Caio fazia era pedir pra tomar pressão de Atlético Mineiro, Vitória, Portuguesa e Goiás! O que dirá dos times grandes. É certo dizer que o esquema funcionou algumas vezes, como no 5 a 2 contra o Palmeiras (lembrando a tarde inspirada de Ibson e Kleberson), porém pecou muito mais... e o pior, pecou em frente a 81 mil torcedores, contra o Atlético.

Parece estar meio nebulosa ainda a situação do novo técnico do Flamengo, acho que só na quinta-feira mesmo. Mas os nomes estão aí: Parreira e Cuca. É relativo afirmar se um é retranqueiro ou o outro, pois no Flamengo tudo muda. Agora é esperar para que tenhamos um técnico bom, que ajeite o time, enquanto a diretoria não se ajeita (esse último aí vai demorar... ZzZzZz)

A propósito, pra quem não reparou, eu deixei lá em cima a comparação do esquema do Caio Jr. e do Joel.

Abraços e SRN a todos!

Inaugurando com críticas


Pois é galera, eu aqui começando a postar justamente no dia seguinte da não-classificação do Mengão, enquanto todos nós apenas compartilhamos um sentimento amargurado de frustração.

Se pararmos para ver, o último ano que esteve estampado escudo da CBF no manto sagrado rubro negro, foi 1993, fazendo referência ao título obtido no ano anterior. Muitos páram e criticam sem base os jogadores que não dão seu sangue, o técnico que mexeu errado e a diretoria, que andou falando isso ou aquilo.

Em relação a última entidade, gerida pelo doutor Márcio Braga e comandada pelo nobre Vice Presidente de Futebol do Flamengo, Kléber Leite, até concordo em reclamar sim, porém, não das palavras proferidas pelo nosso presidente e sim pela ridícula e amadora gestão que tem sido arquitetada nos últimos anos. Vivemos de promessas e especulações, apenas isso. Respiramos a futura contratação do fenômeno (a qual eu não sou contra), de um novo técnico messias e de futuros patrocínios (isso nem mais garantido é).

Esquecemos que a época de glória do Mengão foi vivida na década de 80 e início de 90, quando ganhamos 5 (sim, cinco) títulos brasileiros, uma Libertadores da América, um Mundial Interclubes e uma Copa do Brasil. Todos que viveram nessa época se lembram de como era o time do Flamengo, não lembram? Quantos vinham da base? E de onde vinha o seu maior ídolo, o Zico? Ah sim, da base. O Flamengo estava na frente de todos naqueles anos por saber onde investir e principalmente, por saber como gerir (por mais que Márcio Braga estivesse lá).

Eu sei que as dívidas cresceram (por má gestão), porém isso não impede de uma nova postura da diretoria (ou até uma mudança dela) seja feita. Alguém já viu o CT do ninho do Urubu? Parece até uma fazenda mal cuidada, com grama alta e péssimas instalagens. A galera da diretoria tá dizendo que tão reformando, que tem planos até para um novo estádio... Só quero ver.

É mais que conhecida a importância da estrutura de um time, porém é bom bater na tecla também do investimento nas divisões de base. Tomando o São Paulo como exemplo (vou ser escrachado), o time contrata muito pouco, seu time principal é formado ou revelado dentro do próprio clube, os jogadores são exportados para a Europa e logo em seguida chamados para a seleção brasileira. Isso demonstra uma gestão visando o clube como uma empresa, algo que penso ser correto. Os clubes brasileiros, principalmente o Flamengo, parecem blocos de carnaval, onde todo mundo dá pitaco e quer participar. A realidade não deve ser bem assim, deve ser séria e profissional, o resultado disso é a conquista de vitórias e títulos (vide São Paulo 2005-2008).

Os campeonatos de pontos corridos são sempre muito disputados e a tendência é que apenas os times com as melhores estruturas briguem daqui em diante pelos títulos, e isso é conversa de dois, três ou no máximo quatro times, ou seja, São Paulo e os outros que queiram correr atrás. Para os que não acreditam, na época do mata-mata, oito clubes tinham oportunidades de serem campeões, atualmente esse número se restringiu bastante e, maior exemplo disso são os campeonatos europeus:
Itália - Milan, Inter e Juventus
Espanha - Real Madrid e Barça
Inglaterra - Manchester, Chelsea, Arsenal e Liverpool
França - Lyon (esse é o mais exagerado)

Pois é, ou o Mengão muda a sua maneira de gerir o futebol e atuar com mais profissionalismo, investindo em sua base, ganhar dinheiro com isso, atrair mais investimentos (o que será natural) e formar uma equipe forte, ou então ficaremos todo ano disputando vaga pra sulamericana ou até lutando pra não rebaixar.

Tá aqui minha opinião, agora é com vocês opinarem e criticarem, espero que tenham gostado da estréia do post.


Ah! Já que relembrar é viver, deixei lá em cima uma foto para relembrar o último título brasileiro do Mengão, comandado por Júnior.