A todos os visitantes, flamenguistas ou não, sejam muito bem vindos. Desfrutem o máximo que puderem, comentem, opinem, critiquem! Aqui todo mundo tem o verbo solto, fiquem à vontade
.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

E a Taça das bolinhas?



Explicando a história de 87...

Pra início de conversa o campeonato brasileiro de 1987 não foi bancado e nem organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (ou Coxinha de Brasileira de Frango), pois estava falida e sem recursos para custear o campeonato nacional daquele ano.

Então, o já formado Clube dos Treze, composto pelos 13 maiores times do Brasil na época (Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio e Bahia), criou a Copa União, para que o Brasil não passasse vergonha diante do mundo sem seu campeonato nacional próprio.

Enfim, o regulamento foi criado e se decidiu que o campeonato seria dividido entre módulos verde e amarelo (criados pelo Clube dos 13) e módulos azul e branco (CBF se metendo para ter participação).

O combinado seria que os times do módulo verde (Primeira Divisão) fosse se enfrentar entre si e dali sairia o campeão da antiga Série A, enquanto os membros do módulo amarelo, disputariam seu campeonato interno, visando o título da antiga Série B.

Foi aí que a CBF se meteu e declarou que os primeiros lugares e vices dos módulos verde e amarelo iriam se enfrentar em um quadrangular final. O Flamengo jogou contra o Inter (vitória do Mengão) e o Sport contra o Guarani (vitória inexistente do Sport, pois houve uma disputa de pênaltis inacabada).

Obviamente, Flamengo e Internacional se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, respectivamente, pois não havia nexo em o campeão e vice da Primeira Divisão enfretar o campeão e vice da Segunda, disputando o título nacional.

Portanto, o Clube dos 13 (frisando o fato de ter organizado o campeonato todo) declarou Flamengo campeão e Inter vice de 1987, enquanto a CBF declarou o Sport e Guarani respectivamente.

O Flamengo em 1992 sagrou-se campeão pela quinta vez, enquanto a CBF aceitava ser a quarta. Porém, por motivos administrativos (entende-se por brigas) entre CBF e Flamengo, o nosso clube ainda não é considerado pentacampeão por todas entidades e clubes (Sport e Guarani se acham campeões).

Agora o que me é estranho... Por que não entregaram até hoje a taça das bolinhas para o São Paulo?

Ainda creio que isso tudo irá mudar, o Flamengo será reconhecido por todos como Pentacampeão (vai ter que dividir com o Sport) e todos continuaremos insatisfeitos com a nossa "mãe" do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário